quarta-feira, 7 de maio de 2014

Portugueses no mundo _ Costa Rica

"Lhaí:
Estou no bus e entra-me um gajo no bus, um morenão com pinta, tipo trabalhador de escritório, camisinha branca, calças de fato cinzentas, sapatos engraxados, cinto a condizer com os sapatos, enfim: com pinta e bem vestido para escritório.
E depois traz-me um nokia daqueles fininhos verde alface enfiado calças adentro, entre a camisa e as calças! Ahahah!!
Lembrei - me logo de ti, lol!"


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Todos menos eu

Parece que toda a gente consegue ser organizada, ter rotinas, uma alimentação saudável, dormir horas suficientes para acordar bem disposta, ser dependente de exercício físico, não ter agendamentos pendentes e não procrastinar...menos eu!


O regresso

Gosto de ir, ver, fazer e acontecer! Sempre gostei e cada vez mais é uma necessidade para me ir realizando a cada dia.

Adoro regressar com a mala a abarrotar de fotos, sabores, música, gente nova, aventura, sorrisos e histórias...muitas histórias.

E saudades? Tão bom trazer saudades na mala e ao chegar poder trocá-la por corações!

Gosto de ir e sentir o desejo de voltar para ir de novo e querer mais um regresso!





sexta-feira, 11 de abril de 2014

Conversas com Ele

Estávamos nós em plena partilha de actividade doméstica, a mudar a "roupa" da cama:

Maria: as capas para os edredons foi a melhor coisinha que inventaram, não foi?

Ele: há invenções melhores...

Maria: tipo?

Ele: a lâmpada, por exemplo...





quinta-feira, 10 de abril de 2014

Maria no casting para Secret Story

A amiga V disse para eu entrar na casa. Disse que estava na moda, que era das casas mais faladas da noite nortenha e lá foi a Maria entrar na casa mais famosa do Porto. A casa de que todos falam e que sai nas revistas!

Foi entrar e sair mal foi possível e nem precisei de ser expulsa pelo público!!!

Só podia estar a decorrer um casting para o próximo secret story! Sério! Eles eram musculados (tanto que não conseguiam encostar os braços ao tronco), com brilhantina no cabelo (na poupinha), t-shirts cavadas por forma a fazer notar os seus peitorais depilados e devidamente oleados e bebiam água (porque o álcool engorda e faz mal à pele), já as cachopas eram "toda elas" com as botânfias jeffrey campbell de marca branca, mini-saia com meia cor da pele e unhas de gel com 10 cm além do dedo.

A gota de água veio quando passou Red Hot Chili Peppers em versão samba! Certamente que teria passado o "Uéééé, tira a mão uééééé, tira as mãos das minhas chuchas" mas devo ter chegado tarde!

A amiga V diz que já estou velha para discotecas.


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Beijo na boca

Não percebo bem os pais que besuntam os filhos com beijos na boca. Tudo bem que são beijos sem língua (também era o que mais faltava) mas mesmo assim causa-me estranheza, sobretudo quando se vê o gesto retratado em fotos estampadas nas redes sociais! Até me assustei! Sei lá se o baby da foto (o beijado), é filho, primo, sobrinho, amigo ou quem sabe...namorado! Bilhec!!!

Não me recordo de dar beijos na boca aos meus pais, e se algum dia o fiz é porque ainda não tinha o cérebro suficientemente desenvolvido para perceber o quão estranho é! Se um dia mais tarde o fizer a um filho, é pá façam-me uma espera e partam-me o dedo que eu agora aponto!


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ver e ser visto


Remetente: "Queres ir aqui ou acolá?"
Facebook: vista há 8 minutos

Remetente: "Emprestas-me isto ou aquilo?"
Facebook: vista há 11 minutos

Remetente: "Que acham deste vídeo?"
Facebook: vista por todos

O facebook anda cá um tinhoso!!

Adeus aos tempos em que se respondia mais tarde! Adeus aos tempos em que se podia procurar ou pensar na resposta sem que nos descobrissem a careca! Adeus aos tempos em que podíamos ponderar respostas sem que do outro lado já dissessem cobras e lagartos porque alegadamente os ignorámos!





segunda-feira, 31 de março de 2014

Mulheres do norte

Digam o que disserem mas não há nada como as mulheres do norte!!!

Desculpem lá as do centro e sul (e contra mim falo) mas há um glamour próprio que não conseguimos alcançar! Todas elas são cabelos, unhas e maquilhagem no sítio! Todas elas são estilo e bom gosto desde a roupa aos acessórios!

É certo que também há excepções mas isso existe aqui e na china e como é óbvio refiro-me à maioria! Não acho que me esteja a deixar levar pela minha paixão pelo norte em manifesto detrimento do sul (desculpem lá qualquer coisinha), acho mesmo que a feminilidade impera do centro do país para cima.


Novo amor

.... Pudim abade priscos!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Mau, queres ver que ELES têm razão?

Tenho que dizê-lo em voz baixa mas tendo a dar-lhes razão quando:

  1. Apertam a bisnaga da pasta de dentes de cima para baixo;
  2. Se recusam a baixar o 2º tampo da sanita (aquele que tem o buraco no meio) porque nós também não baixamos o 1º tampo.


Para quem tem a pasta de dentes num copo, à medida que a vai apertando direitinho a partir do fim da bisnaga, consoante se vai gastando, o tubo é engolido pelo copo. Se o copo for baixinho, a bisnaga começa a tombar para os lados e chega a saltar dele para fora. Se apertarmos de cima para baixo, a bisnaga fica sempre com uma base que a mantém direita.

Quanto à sanita, eles defendem (e bem) que o objectivo é não ver a água quando se entra na casa-de-banho e até evitar pequenas surpresas flutuantes num encontro imediato de 1º grau por quem até nem ia usar a sanita. Assim sendo, estar o 1º ou o 2º tampo levantado vai dar exactamente ao mesmo.


Festival da canção 2014 - III

Este ano não perco por nada o festival da Eurovisão.

Não sei quem é mais bizarra, a nossa Susi ou a "Conchita" que vai representar a Áustria:




Tenho para mim que o espectáculo não se fica por aqui, até porque o importante não é cantar, é ser anormalmente original.



*
O que eu gostava que virasse moda deixar crescer os pelos faciais! 

terça-feira, 25 de março de 2014

Roupa de Páscoa

Tenho saudades do tempo em que ia comprar roupa nova para a usar na Páscoa! Era uma "muda" de roupa para o domingo de Páscoa e outra "muda" para a segunda-feira (também ela, de Páscoa).

Tentávamos não comprar peças muito festivas para serem usadas no resto da estação mas um mês antes, porque na altura já se percebia o tempo "que ia fazer", já andava a ver o que ia comprar, contente com a sorte de comprar um casaco para o caso do tempo enganar!

Puff: cresci!

Ele há coisas!!!


BRAZILIAN SECRET (CUECAS PUSH-UP)












Show das poderosas

O que dizer da exibição de um grupo de dança na festa da terra, com cachopas de 11, 12 anos (que querem aparentar ter 18), cuja indumentária do show são os típicos calções curtos de ganga de cinta subida com meias de vidro por baixo para dar o tom de quem acabou de vir do méxico???

O que dizer quando lhe acrescentam uma camisola também ela curta, que termina imediatamente abaixo dos seios que, das duas uma, ou a miúdas comem muitos iogurtes ou têm um bom push up com três almofadas em cada copa???

O que dizer quando as ditas camisolas curtas são suficientemente largas para acompanhar as poses sexy's que as jovens articulam no "show das poderosas", deixando perceber que por baixo não têm qualquer outra roupa mas apenas volumosos seios, ao mesmo tempo que lançam olhares sedutores e fazem beicinho com os lábios para o público???

NADA!!! É dar-lhes algodão e desmaquilhante, uma chapada a cada uma (e duas aos pais), dar-lhes o nestum, vestir o pijama e metê-las na cama às 21h.


sexta-feira, 21 de março de 2014

The Voice

Nem é pela concorrente, é pela claque!!!!!!



Consultório

Caros "meia duzinha de leitores", queridos outros da Maria:

Não me peçam conselhos para a vossa vida porque eu nem a minha sei governar e pior...desgoverno a dos outros.

Fazemos assim: cada um governa a sua e entretanto vamos partilhando qualquer coisinha, vale?

Não é questão de má vontade, é mesmo mesmo falta de jeito.

A primavera vai começar a 19 de Março

Desde há uns tempos para cá, aos dias 20 de Março sentia-me frustrada por pensar que era a única que achava que a primavera começava a 21 de Março.

Achava eu que era burra que nem uma porta porque andei enganada durante anos e anos desta vida porque afinal a primavera sempre se fez anunciar a 20 de Março e eu achava que era a 21 que coincidia com o dia em que se plantavam árvores na escola primária.

Pois é, afinal, não só já começou a 21 como no futuro vai começar a 19 de Março e o Público explica o porquê:


"Os equinócios da Primavera não distam no tempo por um número exacto de dias. Na verdade, são 365 dias, cinco horas, 48 minutos, 45 segundos e duas décimas. “A conta do ano civil não consegue bater exactamente com o período entre os equinócios”, diz Rui Jorge Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa.
Além disso, há que contar também com alterações naturais no eixo da Terra. Com tudo isto, é impossível fixar uma data exacta para o começo da Primavera. “O verdadeiro cálculo não está ligado matematicamente ao dia 21 de Março”, acrescenta Rui Agostinho.
Na verdade, o começo da Primavera tem ocorrido sobretudo no dia 20 e assim será ainda com maior frequência no futuro. Desde 2000, somente em 2003 e 2007 é que o equinócio da Primavera ocorreu no dia 21 de Março. E até 2050 isto não voltará a acontecer. Pelo contrário, em 2044 e 2048 a Primavera chegará no dia 19 de Março."






quarta-feira, 19 de março de 2014

A senhora das portagens

Já todos repararam que a senhora que trabalha (dá voz) nas caixas de pagamento automático das portagens é nova, certo?

Simpatizo imenso com esta!

Detestava a outra que dizia "insira título" como se estivesse chateada comigo. Era nitidamente voz de "toda a gente me deve e ninguém me paga", ainda que seja objectivamente impossível já que a fulana só levantava o mastro depois do "efectue pagamento" e do "boa viagem".

segunda-feira, 17 de março de 2014

Festival da canção 2014 - II

PUMBA!

A Suzi e o seu negão, ganharam!!!! Eu avisei que havia talento!!!!

Lá vai a Suzi com o Emanuel a Copenhaga!  Tenho para mim que ele fez a música para ela, para ela cantar para ele! O negão?? Talvez seja fetiche!

Sexo nos miradouros

Caros praticantes de sexo nos miradouros
Com os meus melhores cumprimentos

Para a próxima vez que forem concretizar actos sexuais de relevo em locais com vistas privilegiadas sobre determinada cidade, vila ou aldeia, peguem nos acessórios utilizados para o efeito, coloquem dentro de um saquinho plástico e levem convosco. Desta forma, evitam que as pessoas que queiram desfrutar da mesma paisagem, fazer um piquenique ou mesmo praticar actos semelhantes aos vossos, levem com a nojice que vocês (seus badalhocos do caraças) deixaram depois do êxtase e da loucura do amor.

Caso assim não entendam, desejo arduamente que na vossa próxima investida ao ar livre, levem com um invólucro de preservativo na tromba (para não desejar pior). 

Cordialmente

A Maria


sexta-feira, 14 de março de 2014

Terminal de aeroporto

Se me vejo dentro de um aeroporto até penso que é mentira.

Adoro tudo o que se passa num aeroporto (excepto os voos cancelados e os atrasos mas isso é do senso comum).

Adoro as lojas do "tax free" que me parecem sempre mais caras do que o normal e borrifar-me com o tester do "Coco mademoiselle" porque não posso levar líquidos na mini-mala de cabine das viagens low cost;

Adoro o stress de achar que não trouxe o bilhete de avião ou o cartão de cidadão, não obstante ter verificado ao sair de casa, ao entrar no carro e antes de entrar no aeroporto; 

Adoro poupar no roaming e mandar as últimas mensagens aos outros mais próximos a dizer "até ao meu regresso";

Adoro chegar e acenar para os que aguardam ansiosos junto à porta das "chegadas", simulando que alguém está à minha espera, ainda que nunca esteja (faço sempre isto).

Ainda que adore o stress de ter que encaixar a mini-mala nas estruturas que aferem a compatibilidade das suas dimensões com as da cabine do avião, estou morta por poder viagem com mais de 20Kg.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Festival da canção 2014

Conhecem os finalistas do Festival da Canção 2014?

._.

Vou já a correr votar na Susy que leva um representante de uma tribo africana com pinturas guerreiras a tocar tambor porque acho que é, DE LONGE, a que melhor representa a cultura musical portuguesa! Aliás, todos sabem que a Amália começou a tocar tambor e a correr à volta de fogueiras na serra da Arrábida.





Ou nessa ou na Zana de vestidinho verde que não se nota NADA que está em cima de uma banco por baixo do vestido!!!




Toca a votar!


Aquilo que eu não esperava que ele dissesse

Aquilo que eu não esperava que ele dissesse:


"Quando vamos fazer outra viagem?"


fim de citação



quarta-feira, 12 de março de 2014

Dicas de beleza

Só eu sei a coceira que me dá quando leio por essa blogosfera fora ou na imprensa feminina quais os rituais mínimos de beleza que uma mulher deve cumprir sob pena de ser vista como um trambolho.

Normalmente elencam um número simbólico de dicas (5, 10, 6 ou 12) que dizem poder ser realizadas em 5 minutos, não custam nada e garantem que nunca fiquemos mal vistas.

Fazem-no em jeito de sugestão mas dirigem-se agressivamente: "Não saia de casa sem...", "Evite a todo o custo...".

Aconselham do tipo:
  1. Nunca na vida dormir com maquilhagem;
  2. Ter a depilação, manicure e pedicure SEMPRE em dia;
  3. Nunca espremer borbulhas;
  4. Passar hidratante no corpo TODOS DIAS;
  5. Exfoliar o corpo, a tromba e fazer uma máscara uma vez por semana.
Como se isto fosse fácil, rápido e sem custos!

Aposto que os autores daqueles artigos são gajos! Só pode!

Quantas e quantas vezes já sentimos o pânico de ter que tirar as calças por alguma coisa e ter as pernas tipo macaco ou gesticular e perceber que as unhas estão todas partidas ou o verniz já estalou numa unhaca?

Atire a primeira pedra quem (nem que seja muito de vez em quando) não espreme os cogumelos que se auto-plantam na cara e começam a ganhar pus e adquirir cor amarelada (tipo este que tenho aqui plantado no queixo - desculpem a descrição pormenorizada)!

Só os gajos podem achar que estes e outros rituais se fazem com a mesma ligeireza com que se escrevem.

Só eles esquecem que há cremes para o corpo que são hidratantes, reafirmantes, anti-estrias blá, blá, blá, para as mãos, pés, lábios, pescoço, olhos, rugas, anti-idade, vitamínicos, séruns, despigmentantes, BB creams, protectores solares e outros tantos! Só eles não percebem que uma pessoa faz a depilação hoje e dali a meia dúzia de dias já parecemos um tapete felpudo!

Oh hum!


Conversas


Ele: Vamos ao cinema na 6ª?

Maria: e quando fazemos o jantar especial de fim-de-semana?

Ele: podemos ter um fim-de-semana sem jantar especial?

Maria: e onde entra o vinho?

Ele: podemos levar para o cinema!

Maria: esquece, fazemos panquecas no domingo.

FIM


"Anda comigo ver os foguetões"

Ele diz-me que vou ver foguetões mas daqueles que não voam, tipo isto:





Uoi!!!!!!
Estou para ver...


Restaurant Week - Parte II

No restaurante Barão de Fladgate (Caves Taylor's), lá fomos ao menu dos €20 por pessoa e pumba:

Mil folhas de alheira de Mirandela, cebolada roxa, grelos ao alho, crocante de massa brick e cremoso quente de pimentos assados:




Cernelha de porco assada lentamente, batata gratinada com enchidos, puré de brócolos, cebolinhas em vinagre e jus da carne:






Parfait suave de natas, pó de bolacha torrada e creme de ovo, acompanha gelado de lima:





O vinho: Quinta dos Ciprestes, tinto,(ao qual atribui umas boas quatro estrelas e meia)

As vistas do restaurante são irrepreensíveis, contudo, ainda que os pratos estivessem muito bem confeccionados, a verdade é que esperava uma explosão de sabores em cada garfada e não o tive.

Já o atendimento, embora extremamente profissional, não me agradou pela falta de proximidade e dedicação ao cliente. Basicamente não me fizeram sentir especial eheh.

Teria repetido a experiência mas não fiquei desejosa por uma segunda vez.



segunda-feira, 10 de março de 2014

Restaurant week: a surpresa! Parte I

Falaram-me bem do restaurante "Barão de Fladgate", não só pela cozinha mas pelas vistas soberbas sobre o rio douro e os telhados de Vila Nova de Gaia.

Pesquisei a ementa e fiquei rendida à variedade (o que me fez preterir outros restaurantes aderentes) e à possibilidade de visitar as caves Taylor's porque restaurante fica no mesmo edifício. 

A verdade é que me trocaram as voltas porque vim muito mais satisfeita com a visita às caves do que com a experiência no restaurante.

As caves foram fundadas em 1692 e são uma das mais antigas do país. Pagámos 5€ pela visita que durou cerca de 30 minutos com direito à prova de três vinhos do porto (Chip Dry, branco extra-seco; Late Bottled Vintage (LBV) e Tawny 10 anos) e uma explicação detalhada da produção do vinho do porto que afinal é super mega complexo e mesmo que queira reproduzir não conseguiria.

A simpatia do staff foi notável que não só permitiu a prova dos vinhos no terraço e jardim por forma a beneficiarmos das belas vistas, como teve a amabilidade de sugerir a prova do LBV e do Tawny após o almoço por ser o timing mais adequado e assim podermos apreciá-los devidamente.

Conclui que há garrafas de vinho do porto que não podem estar abertas mais do que três dias (escândalo), que o vinho do porto branco serve essencialmente para aperitivo e deve servir-se fresco e o LBV e o Tawny adequam-se ao pós-refeição, o que desvirtuou assim um pouco aquela (minha) concepção tradicional de que o vinho do porto era apenas um aperitivo quando na realidade surpreende ao acompanhar bem um chocolate ou um queijo.

Conclui ainda que não tinha dado a devida atenção ao vinho do porto e percebi a sua verdadeira dimensão que redundava nas mãos do turistas e dos tugas que esplanavam no Cais de Gaia ou nos sacos dos recuerdos daqueles que por ali passeavam.


















Taylor's PortRua do Choupelo nº 250
4400-088 Vila Nova de Gaia, Portugal
Coordenadas GPS: 41.13394, -8.61435
Tel. +351 223 772 956 / +351 223 742 800
Fax. +351 223 742 899
turismo.taylor@taylor.pt


Do Babyshower à Acção de Graças

Pois bem....a questão é esta: quando cá cheguei já cá andavam as tradições importadas e eu só tive de segui-las!

Já se comemorava o Dia das Bruxas, o Dia dos Namorados e até já se comemorava o carnaval em formato samba com plumas e rabos a tremer, embora a verdadeira crise dos cabeçudos e a sua substituição por bundas com jet bronze se tenha intensificado depois disso, culminando com o "Ai Senhor que temos que alterar os desfiles porque chove em Fevereiro ou Março (o que é mega normal), e as meninas não podem molhar o mamilo que espreita por entre a conchinha de lantejoulas".

Talvez me esteja a precipitar e por isso me reservo desde já no direito de reformular a minha convicção se assim se justificar, mas quer parecer que se importou um novo hábito: o baby shower!

Sempre vi oferecer qualquer coisinha aos papis depois da criança nascer mas agora tudo quer festejar antes com um bolinho de camada de açucar pintada de rosa bebé ou azul clarinho e uns cupcakes com decorações alusivas (esses bolos fáceis que servem para tudo*). Por mim tudo bem que até sou festeira mas que é novidade é....e talvez seja a primeira tradição que me estou a aperceber de estar a ser importada e inculcada nas nossas vidas porque as outras já cá estavam quando a maria veio ao mundo dos outros.

Será que ainda se usa fazer a visita depois do parto e receber-se os amigos com um bolo de iogurte e uma garrafa de espumante?

Estamos aqui, estamos a festejar o dia de acção de graças! Bota festa!!!




* Os cupcakes são semi importados (importaram-se essencialmente as coberturas) por isso não conta.


Silence 4

E os últimos dois bilhetes, para os únicos dois lugares disponíveis no pavilhão multiusos, Guimarães, VÃÃÃÃOOOOOO PAAAAAAAAAAAARA: maria e a sua amiga e outra, J!!!!

Agora é juntar-nos aos N e A (também eles, outros), e a comitiva do costume vai rumar a mais um concerto! Em equipa que ganha não se mexe!

UNTS UNTS UNTS





Nota: espero que não sejam os lugares reservados a deficientes mas não tive tempo de confirmar esses pormenores porque já só havia mesmo dois e ainda tenho que ir a correr ao MB pagar a encomenda.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Partilham casa ou vivem juntos?*


Por um lado temos os que se juntam porque é prático mas quando toca aos cenários típicos da vida de casal/unidos de facto, vai de retro que somos apenas colegas de casa e não tenho que  aturar os almoços de domingo em tua casa, nem levar com as perguntas indiscretas dos teus pais: "partilham casa"

Por outro, temos os casos em que aos domingos já ambos vestem uma roupinha melhor e vão almoçar a casa dos eventuais-futuros sogros e levam a sobremesa: "vivem juntos"

---

Por um lado, quando chegam as datas festivas de convívio familiar ou do grupo de amigos de um dos membros, cada um vai pró seu lado: "partilham casa"

Por outro, nestas ocasiões vão os dois aos mesmos eventos, excepto quando são datas incompatíveis e têm de se dividir para agradar a gregos e troianos: "vivem juntos"

---

Por um lado temos os casos em que apenas partilham as despesas associadas à casa (renda, gás, luz, água, internet) mas quando vão tomar a bica, cada um paga o seu ("o seu a seu dono"): "partilham casa"

Por outro, quando chegam às caixas do continente, os descontos são acumulados num único cartão: "vivem juntos"

---

Para quê pagar duas rendas quando um vive praticamente na casa do outro? Entende-se!!!

Mas vivem juntos? Não, partilham casa!
E quando vão viver juntos? Não sabem!

Os tempos modernos propiciam (e entende-se) novos conceitos que até se fixarem de forma sólida nos costumes, originam cenários híbridos. O senso comum ainda se está a habituar aos novos contornos e nem sempre "a nossa casa" é a casa de ambos


* Relato não biográfico

O melhor de ter um blog?

É ter feedback dos "outros", porque a Maria é "Maria e os outros" e sem os outros não há Maria!

  • "Querida Maria, 


    estive a ler com a devida atenção e curiosidade o seu texto: 

    "Boa é a vida, mas melhor é o vinho", Fernando Pessoa, do dia 05.03.2014.

    Sucede que, no mesmo diz o seguinte e passo a citar: (...)"lá íamos nós ao vinho branco ou verde,(...)"

    Ora, permita-me a ousadia desta mensagem e tomar-lhe um pouco do seu precioso tempo, mas, não me parece que tenha sido a explicação mais adequada da tipologia de vinhos.

    Isto porque, os vinhos podem ser brancos ou tintos, e depois os brancos podem ser brancos maduros ou brancos verdes, e por seu turno os tintos também podem ser: tintos maduros ou tintos verdes.

    Analisando a questão mais a fundo e segundo pesquisa em:www.portaldevinhos.com

    "Existem cinco tipos distintos de vinhos: os vinhos tintos, os brancos, os rosés, os espumantes, e os vinhos fortificados. Em Portugal existe um tipo de vinho específico, o vinho verde, que pode ser tinto ou branco, mas devido à sua acentuada acidez pode ser considerado como uma categoria à parte."

    Daqui se conclui que o vinho verde que só ele constitui uma categoria, pelo menos em Portugal, pode ser tinto ou branco, e quando no seu texto se refere a vinho verde, também poderá estar aí a incluir o tinto, o que não terá sido o objectivo do texto.

    Pelo que, salvo melhor opinião, o que queria ter dito, seria "lá iamos nós ao vinho branco, verde e maduro"

    Não me leve a mal, são apenas minudências de uma apreciadora de vinho anónima.

    Continue com os seus textos inspiradores.

    Cumps,"

NOTA: eu avisei que era uma apreciadora de "trazer por casa" mas afinal de contas o "verde" assume-se frequentemente como categoria e a calinada não foi grave.


Dia Internacional da mulher

Para festejar o dia internacional da mulher e só porque é um dia especial, mereço um miminho: fazer népia de exercício!

Já me passou pelo feed do facebook a divulgação de duas corridas organizadas para o dia de amanhã em jeito de comemoração. Alguma vez se pode considerar que uma corrida é um presente? Um mimo? Uma atenção? Credo!

Eu cá para comemorar como e bebo...e só corro se for para evitar que alguém chegue primeiro e depois nada sobre para mim!

A propósito: disse que ia começar o ginásio esta semana mas MENTI! Não fui! Vou prá semana! Pá semana é que é!!!





quarta-feira, 5 de março de 2014

Pijamas: precisa-se

Há pelos menos dois ou três anos que digo "estou tão mal de pijamas", que planeio criar um stock nos próximos saldos por forma a só pensar no assunto dali a, pelo menos, dez anos.

Tudo isto porque mamãe não pára de advertir que um dia que "caia na cama de um hospital"*, não tenho "nada em condições para levar"*! Se há stock que mamãe sempre manteve foi o de pijamas (pelo menos um por cada membro do agregado familiar porque o resto depois aviava-se consoante a necessidade).

Acho que até evito ficar doente e de me sujeitar a um internamento por não ter pijamas sem os elásticos laços, um furinho aqui ou acolá e as cores desbotadas. 

E quem fala em pijamas, fala em chinelos de quarto e nos robes! Já nem abordo a questão dos tapetes e cortinados de um dos quartos da casa! Sim, porque a preocupação de mamãe sempre foi mais além e incluía (e inclui) um dos quartos da casa, não fosse alguém "ficar de cama"*, ter que receber uma visita e os tapetes estarem "uma vergonha"* (como quem diz: a desfiar) ou os cortinados já estarem desbotados porque "bate ali o sol durante todo o dia"*.


* Citações de mamãe

"Boa é a vida, mas melhor é o vinho", Fernando Pessoa

Trata-se de um prazer recentemente descoberto.

Sempre desdenhei o vinho tinto. Fazia cara feia pela cor, pelo cheiro, pelo paladar e optava sempre pelo vinho verde ou branco.

Quando se tratava de partilhar uma garrafa de vinho, quase sempre me faziam a vontade e lá íamos nós ao vinho branco ou verde, até que por solidariedade, e porque mal parecia, comecei a ceder: ora partilhava um vinho branco, verde ou tinto e mesmo assim ficava a ganhar porque o tinto só imperava em 1/3 das partilhas. Foi assim que paulatinamente fui descobrindo o quão prazeroso é acompanhar uma refeição com tão generoso néctar.

Sempre me disseram que a capacidade de o apreciar viria com a idade e na realidade sou a prova viva que alcancei este gosto com o aproximar dos trinta.  Assumo ser uma apreciadora de trazer por casa porque não consigo saborear e encontrar o verdadeiro prazer num copo de vinho em má companhia ou numa refeiçao express, sem prejuízo de o poder acompanhar (e bem) com um chocolatinho ou umas azeitonas. Não gosto do vinho por si só. O vinho é (tem de ser) sinónimo de um bom momento. Não condiciono as minhas escolhas aos preços altos ou aos grandes nomes, nem sequer sou pretensa enóloga ou "entendida" no assunto: gosto e pronto ou não gosto e pronto também. Não sei questionar se é pelas castas, pelo ano, pela região...sei que prefiro a bairrada e os vinhos do douro aos do alentejo. Sei que prefiro os vinhos jovens e simples aos "outros" que por maioria de razão presumo que sejam os velhos e complexos.

Não, não o consumo para aderir aos costumes da moda mas admito que o vinho (sobretudo o tinto) ganha cada vez mais palco nas conversas entre amigos e família, nos blogues da boa vida e nas partilhas do facebook!

Por norma não bebo às refeições mas passei a abrir largas excepções ao vinho tinto, esse danado de bom, sem que tudo isto signifique que tenha ignorado o vinho verde que acompanha tããããoooo bem um fim de tarde numa esplanada à beira-mar plantada ou o meu sempre querido espumante da bairrada cujo gosto não foi trazidopelo aproximar dos trinta mas já vem do "antigamente".


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Desejo: ter uma intolerância alimentar

Amava ter uma intolerância alimentar a chocolates, queijos, enchidos e vinho.

Amava comer qualquer uma daquelas iguarias e inchar, inchar, inchar, coçar-me toda e saltarem-me os olhos...mas não senhora...fizeram-me saudável e capaz de comer tudo!!! Oh hum!!!

P.S: esqueci-me das azeitonas!


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Raquel Prates&Pipoca mais doce

Perguntou a Pipoca à Raquel Prates :

       "Davas um dedinho por..."


Respondeu a Raquel à Pipoca:

       "Um dedinho não dava mas os sapatos e alguns acessórios são os principais responsáveis por perder a cabeça".


Portanto, dar um dedinho nem pensar mas perder a cabeça já é comó outro!


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

"Pernas para que te quero"





Da-se!!! Que raio de moda que anda práí que só me faz sentir uma lontra, obesa que se esgana todinha quando tem que correr 20 metros???

Meia maratona, maratona, corrida de São Silvestre, correr e levar com tinta na tromba e o diabo a sete! Parece que tudo corre, marcha ou anda de bicicleta e o pior e o que realmente me incomoda: parece que são felizes com isso!!!

Dou um rim para não fazer nenhum. Se puder passar da cama para o sofá, do sofá para a mesa de jantar (porque almoço no sofá), da mesa novamente para o sofá e depois para a cama, tanto melhor. Se tiver que sair à rua, se possível, vou de carro e de preferência sou conduzida.

Sou daquelas que acha que pagar a mensalidade do ginásio é o suficiente para ginasticar. Pago, não ponho lá os pés, mas sinto que tenho um vínculo que por si só me estimula os músculos e me tonifica os glúteos.

Faço parte de um grupo no facebook que une pessoas com gosto pela corrida, que o fazem com prazer e de forma activa e organizada aqui no concelho mas limito-me a ver as notificações e a lançar maus olhados àquela cambada de saudáveis e tonificados!! Bilhec!!

Também me inscrevi no "Caminhar Portugal" que é um outro núcleo de gente que dá um dedinho para fazer uma corridinha mas eh pá...ninguém pode ser feliz a cansar-se desta maneira! Contem comigo para uma ginástica passiva numa marquesa com uns eléctrodos enquanto se lê qualquer coisinha, isso sim é exercitar como deve de ser! 

Ainda assim, sabendo eu que estou carregada de razão, prometi a mim mesma dar a volta ao texto, o que esforçadamente farei a partir da próxima semana com idas efectivas ao ginásio mas fica aqui expresso que a flacidez e gordura localizada que tanto prezo dará lugar a uma tristeza e infelicidade atroz.


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Apenas uma questão de mau feitio

Na passada 6ª feira estava com uma senhora neura e Ele, fofo, apareceu-me com uma caixa de Raffaello's porque orgulhosamente disse saber que a receita para me recompor era simples e única: comida!!!

Vai daí, recebeu-me com uma caixinha de Raffaello's e um convite para jantar fora!!! 

Primeira reacção à amabilidade: "detesto estes chocolates!" PUMBA!!! OUTCH!!!

Pá...é que não foi um "não aprecio estes chocolates" ou "gosto mais de Ritter Sport branco com avelãs", não senhora, foi logo a rasgar!!! Lá tentei emendar a mão a dizer que não apreciava muito mas que até os comia, blá blá blá mas a facada estava dada! Ele ficou a esvair-se em sangue e quase se finou...

Que puto de feitio pá!!! Se eu até sei que tudo o que é chocolate cai e morre ou que no limite oferecia a quem deles gostasse, porque raio não suavizo e modero as reacções??!! 

Não senhora: é logo a disparar chumbo grosso ao pobre homem que entretanto, ontem à tardinha viu vingado o sangue derramado quando olhou para mim com gozo enquanto eu comia os restinhos do côco ralado dos chocolates que eu primeiramente desdenhei e que depois de oferecê-los a terceiro que comigo os partilhou, não só conclui que à semelhança de 95% dos chocolates do mercado, marchavam que era uma maravilha, como ainda trouxe meia dúzia para casa!!!


Os idiotas



Eis o programa deste sábado à noite!

Em bom rigor, começámos com as pizzas caseiras, comemos à pressa para não perder o início da sessão e lá fomos a correr para o teatro que por sorte nunca começa a horas.

Não foi propriamente de morrer a rir do início ao fim. Teve os seus momentos mas valeu bem a pena.

Destaque para Jorge Mourato e Aldo Lima cuja excessiva magreza, aliada a movimentos físicos naturalmente tendentes à piada proporciona a imediata gargalhada.


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sacudir a água do capote

Agora sim, podemos sacudir a água do capote mas com estilo:





















Aqui: http://www.capotes.pt/

Made in Portugal

"O mundo não acaba amanhã"

"Como sabes?" (perguntei eu)

Ele diz que eu não lhe dou sossego, que andamos todos os fins-de semana a correr de um lado para o outro, que temos sempre planos para as próximas três semanas, que o mundo não acaba amanhã e que temos de abrandar o ritmo!

Ele não percebe que parar é morrer e que preciso de ter planos constantes nem que os altere mil vezes antes de se concretizarem. Ele não percebe que "temos mesmo de ir" porque aquele voucher não não vai ser repetido, aquele restaurante pode fechar com a crise, aquela amiga do coração só faz anos uma vez por ano mesmo que viva a 200km, aquele bilhete para o teatro ao lado de casa com os actores x, y e z só custa €5 e só há 100 à venda, aquela viagem está a um preço imbatível e tem mesmo de ser comprada porque é uma oportunidade única e afinal já temos quase trinta anos e quando vierem os putos não se vai poder fazer nada! Convenci???

Ele não fica muito convencido mas lá vai cedendo e no fundo vive feliz, sei que vive feliz e que dá um dedinho para andar de roda no ar aqui com a maria, excepto quando a minha ânsia de viver, experimentar e "não perder pitada" faz com que o acorde aos berros, às 5h da manhã num hotel da Nazaré por ter sonhado que tínhamos perdido o pequeno-almoço e que ele "é sempre a mesma coisa"! Quê?? Perder o pequeno-almoço do hotel?? Nem em sonhos!! Antes partir uma perna!!


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Logo da maria

Obrigada ao fofo do CA (um "outro" amigo do coração) por me ter oferecido um logo novo :)



O qual foi eleito em detrimento deste:





Papas de aveia com canela e banana

Ninguém me pára com as papas de aveia com canela e banana ao pequeno almoço!

Se não provaram, não provem porque é viciante, compulsivamente delicioso e pode gerar desequilíbrios na dieta alimentar caso não consigam variar o cardápio mesmo tendo o frigorífico com conteúdos a passar de validade.

É a coisa mais básica do mundo: flocos de aveia, leite, canela e banana, um bico de fogão em lume médio, um tacho e uma colher de sopa que tanto mede como mexe.

Dizem ser ricas em fibras e ideal para pequeno-almoço mas como tudo na vida vêm com um "q.b" no rótulo mas o raio da maria não hesita em comê-las também ao almoço e por vezes ao jantar! Sou assim, sempre fui assim: desequilibrada!!!! Quando gosto, gosto mesmo e esgoto o prazer da novidade*! Quando descubro um novo sabor, pumba....é até enjoar!!

* Premissa não aplicável a todos os campos da vida privada da maria

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

VIVINO: app para enófilos (ou pseudo)


Eis a app indicada para os enófilos de fim-de-semana (como eu): VIVINO






Através da captação de uma foto ao rótulo da garrafa que estamos (ou queremos) beber ou comprar e do posterior upload, VOILÁ: surge a mais variada informação e opiniões de outros utilizadores sobre o vinho em análise. Podemos classificar consoante o nosso gosto, criar uma "rede social" de amigos apreciadores de vinhos ou enófilos de trazer por casa, partilhar comentários, criar um histórico das últimas provas e dos vinhos favoritos e a própria app pode fazer sugestões de acordo com as classificações atribuídas aos vinhos que nela registámos.

É de utilização simples e intuitiva mas ainda em exploração (por mim). De todo modo, tirei-lhe a prova dos nove neste fim-de-semana quando vi utilizadores comentarem que o "Enigma" , tinto, 2012 era ideal para estufados e a acertarem na mouche!

Nem tudo são rosas: os preços que normalmente aparecem não me parecem muito conformes com a realidade.



Restaurant Week 2014 - BOAS NOTÍCIAS


BOAS NOTÍCIAS


De 27.02 a 09.03, acontece a primeira edição do Restaurant Week 2014 - BOA NOTÍCIA Nº 1

Nesta edição a iniciativa estende-se a vários distritos do continente (Lisboa, Porto, Coimbra, Viseu, Vila Real, Faro, entre outros), e também chega às Ilhas - BOA NOTÍCIA Nº 2

O site oficial (http://www.restaurantweek.pt/) tem os menus que cada restaurante disponibiliza nesta iniciativa, localização, link para reserva, fotos e demais informação sobre os vários espaços.

Os restaurantes aderentes já aceitam reservas e eu já ando a escolher onde vou apostar as minhas fichas!!!- BOA NOTÍCIA Nº 3

É uma oportunidade perfeita para quem gosta de comer, arriscar novos sabores e conhecer restaurantes  e conceitos menos acessíveis ao rendimento mensal líquido- BOA NOTÍCIA Nº 4

A maria vai com alguns outros :) - BOA NOTÍCIA Nº 5



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Em banho-maria

Falemos de Mudança! Essa lambisgóia que diz que vem e afinal nem vê-la!

Aqui a maria está em lume brando há mais de dois anos à espera da Mudança e...deixa cá ver...deixai-me ver melhor...um pouquinho mais.....NADA!

Não interessa de que Mudança se fala, fale-se apenas em mudança! Falava-se ser dali a meio ano, três meses, depois das férias, no final do ano, depois da Páscoa.....e pumba, tudo permanece inalterável e ao que parece em Fevereiro de 2015 escreverei exactamente do mesmo sítio, com o mesmo mau humor e se a saia e a camisa não forem papadas pela traça e não ficar sem capas nos saltos das botas, faço questão de escreve-vos com a mesma indumentária!







No meu pensamento, já empacotei e desempacotei a vida umas poucas de vezes, simulei milhares de cenários presentes e futuros na expectativa de estar preparada para escolher o trilho certeiro quando a bifurcação aparecer; mantenho-me em banho-maria para o que der e vier e arrasto a instabilidade aos que comigo caminham.

"Não posso ir porque a Mudança vem aí", "Não posso fazer porque a Mudança vem aí", "Não posso marcar por causa da Mudança", "Até comprava ou vendia mas a Mudança não deixa".....nunca vi influência tão instável e tão presente na vida da maria como a dessa fulaninha de tal que é a Mudança e que diz estar mesmo, mesmo, mesmo a chegar mas não tarda fica pelo caminho!

No entretanto, e até cortar relações com essa rameira, vou deixar-me estar em banho-maria...e baixar o fogo quando começar a fervilhar.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Neura de domingo à noite

É de mim ou os domingos a partir das 20h00 dão uma senhora neura?

Não sei ao certo se o problema está no domingo ou na segunda-feira mas é indiscutível que por muito bons que os dias de sábado e de sexta tenham sido, a partir das 20h00 de domingo, as expressões faciais começam a mudar em jeito de formar "trombas"!

Perguntamos um ao outro: "está tudo bem"? Mas a resposta é sempre a mesma: "É domingo à noite" (e voltamos a cara de novo para a TV).

Tenho para mim que há aqui dedo da segunda-feira! Ninguém tem boa cara à segunda-feira e o domingo já passou!!!

O domingo tem tudo para ser interessante (as manhãs de ronha, os passeios de fato-treino, as sestas, a ingestão de chocolates sem culpa...), pelo que só a segunda-feira o pode minar ao ponto de ser neuró-depressivo.

A responsabilidade pelas trombas do domingo só pode ser da neura da segunda-feira.

A felicidade é RELAtiva ou ROTAtiva?






























sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Comemorar o São Valentim

É tão mas tão bom saber que esta 6ª feira, tal como 80% das 6ªs feiras do ano, vou ter um jantar especial em casa, muito provavelmente à luz das velas (como é costume), com um vinho tinto bom (como é costume), com a tv apagada (como é costume) e pôr a conversa em dia (como é costume)!  

Conto ter o beijo habitual, os mimos habituais!

Conto adormecer no sofá com as luzes ligadas, ele a dormir sentado e eu a babar-me (como habitual) ou talvez sair para um copo e ficar a noite toda ou mesmo ir àquele bar com lareira (também ele habitual no nosso inverno junto à praia)!

Conto ter um início de fim-de-semana deliciosamente habitual!



Um dia destes (e com várias repetições por esse ano fora), conto não saber para onde ele me vai levar, não saber se vou para norte ou para sul, se vou de carro ou avião, se pernoito ou volto para casa, se levo o vestido preto na mala ou o fato-de-treino e as sapatilhas, se vou comer carne ou peixe, se bebo água ou vinho (será vinho quase de certeza) e não me importo de quebrar a deliciosa rotina das 6ªas feiras que eu tanto prezo como forma de dar as boas-vindas aos fins-de-semanas!

E se esta 6ª feira, por qualquer razão, não tiver o habitual? Tudo bem, porque sei que na próxima, ou na que se seguir, tenho direito à rotina!

E se hoje me derem ainda mais beijos e mimos ou até um presente (que não ursos de pelúcia, rosas vermelhas ou corações de pendurar nos vidros do carro) sem eu contar? Tudo bem na mesma mas com a promessa que na próxima 6ª feira vou ter direito a tudo o que é costume!

Hoje conto dizer: Feliz dia dos Namorados para comemorar a data especial!

Museu do Oriente - Restaurante

Não comemos com pauzinhos, nem abordámos a arte ou costumes orientais mas almoçámos com uma vista óptima sobre o Tejo no restaurante do "Museu do Oriente ":









Decoração minimalista, atendimento discreto e amável, óptima luz natural, música ambiente em tom baixo e confortável para uma boa conversa.

Aconselhável para quem vai ter uma tarde infernal, por se accionar automaticamente o modo "relax" quando se entra no espaço.

A relação qualidade-preço confere: buffet ao almoço, €15 por pessoa (sem bebidas incluídas).

Imperativo provar as chamuças de legumes


------
Avenida Brasília Doca de Alcântara (Norte)
1350 262 LISBOA