Só eu sei a coceira que me dá quando leio por essa blogosfera fora ou na imprensa feminina quais os rituais mínimos de beleza que uma mulher deve cumprir sob pena de ser vista como um trambolho.
Normalmente elencam um número simbólico de dicas (5, 10, 6 ou 12) que dizem poder ser realizadas em 5 minutos, não custam nada e garantem que nunca fiquemos mal vistas.
Fazem-no em jeito de sugestão mas dirigem-se agressivamente: "Não saia de casa sem...", "Evite a todo o custo...".
Aconselham do tipo:
- Nunca na vida dormir com maquilhagem;
- Ter a depilação, manicure e pedicure SEMPRE em dia;
- Nunca espremer borbulhas;
- Passar hidratante no corpo TODOS DIAS;
- Exfoliar o corpo, a tromba e fazer uma máscara uma vez por semana.
Como se isto fosse fácil, rápido e sem custos!
Aposto que os autores daqueles artigos são gajos! Só pode!
Quantas e quantas vezes já sentimos o pânico de ter que tirar as calças por alguma coisa e ter as pernas tipo macaco ou gesticular e perceber que as unhas estão todas partidas ou o verniz já estalou numa unhaca?
Atire a primeira pedra quem (nem que seja muito de vez em quando) não espreme os cogumelos que se auto-plantam na cara e começam a ganhar pus e adquirir cor amarelada (tipo este que tenho aqui plantado no queixo - desculpem a descrição pormenorizada)!
Só os gajos podem achar que estes e outros rituais se fazem com a mesma ligeireza com que se escrevem.
Só eles esquecem que há cremes para o corpo que são hidratantes, reafirmantes, anti-estrias blá, blá, blá, para as mãos, pés, lábios, pescoço, olhos, rugas, anti-idade, vitamínicos, séruns, despigmentantes, BB creams, protectores solares e outros tantos! Só eles não percebem que uma pessoa faz a depilação hoje e dali a meia dúzia de dias já parecemos um tapete felpudo!
Oh hum!