quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A relação dos jovens com o dinheiro: bingo!



Diz o P3:

"Esta geração - algures entre os "quinhenteuristas" e os "mileuristas" e com grande dificuldade em  entrar no mercado de trabalho - não esbanja o dinheiro. A esmagadora maioria (73,6%) respondeu que sim à pergunta: “Está a poupar ou poupou para a compra de algum objecto ou actividade em particular?”. Então, para que é que poupam? Metade (49,2%) diz que o faz para viajar e fazer férias, em primeiro lugar, para assistir a concertos e festivais (18,2%) e comprar "gadgets" tecnológicos (13,9%). Guardar o dinheiro numa poupança, para o futuro ou para uma emergência, é coisa que poucos fazem (4,3%).

A "responsabilidade com que estes jovens olham para a vida" foi um dos aspectos que mais surpreendeu Paula Mateus, técnica responsável pelo estudo. "Abandonaram a lógica do 'quero comprar' e preferem a poupança", observa. O investimento nas viagens não é uma contradição em relação a essa responsabilidade: "As viagens, o fazer coisas e não ter coisas, é o que os define".



Destaco a frase: "As viagens, o fazer coisas e não ter coisas, é o que os define".

De facto mudaram-se os paradigmas, os hábitos e os objectivos: hoje queremos o prazer imediato, vivemos um dia de cada vez e embora se poupe (que remédio) temos sempre um curto destino para a poupança, que vai sempre cair num programa ou experiência a curto prazo.
Não é que sejamos irresponsáveis mas parece que é o traço distintivo destas últimas colheitas!! Não é que se gaste o que se não tem mas o que se pretende  é ter prazer, vivenciar e experienciar ao máximo!! Queremos ter histórias para contar, fotografias para rever e um mar de recordações com as gentes que vamos conhecendo nesta vida!!
Queremos ter emoções diárias e o objectivo primeiro é patrociná-las!!

Se pensamos no futuro? Claro que sim!!
Se tememos a flamejada crise? Claro que sim!!
Se pensamos mais no hoje e o amanhã logo se vê? ... sim ...
Se as prioridades estão ordenadas de forma correcta, responsável ou prudente? ...não sei...



Nenhum comentário:

Postar um comentário